Unemat celebra parceria inédita com Lenovo para especialização em Tecnologias de Alto Desempenho e Dados Ambientais
Curso será ofertado em Barra do Bugres; esta é a primeira parceria da Unemat estruturada sob a Lei de Informática
Por Nataniel Zanferrari
19/12/2025
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) firmou um acordo de parceria estratégica com a Lenovo Tecnologia e a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) que viabiliza a Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias de Alto Desempenho em Dados Ambientais (Projeto Caetê).
Primeira parceria da Unemat estruturada sob a Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991), o investimento total da Lenovo é destinado a atividades de formação, pesquisa aplicada, estruturação de ambientes de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Estado.
O aporte financeiro foi possível após o Câmpus Universitário de Barra do Bugres receber o credenciamento junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati), uma condição que habilitou a Universidade a desenvolver projetos de pesquisa e inovação enquadrados na legislação federal.
A parceria se consolida como um avanço fundamental para o ecossistema de inovação de Mato Grosso, estimulando investimentos empresariais em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Estado, conforme previsto na Lei da Informática.
O Projeto Caetê será ofertado no Câmpus de Barra do Bugres, institucionalizado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), por meio da Agência de Inovação da Unemat (Aginov). A iniciativa está alinhada à estratégia de fortalecimento institucional e projeta a Unemat como protagonista em projetos de desenvolvimento de tecnologias.
A construção da parceria foi realizada em colaboração direta com a equipe do Parque Tecnológico de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci/MT), reforçando a articulação institucional e ampliando a capacidade de atração de projetos para a região.
De acordo com o diretor da Agência de Inovação da Unemat (Aginov), Fernando Selleri, a parceria representa um passo fundamental para fortalecer o potencial tecnológico do ecossistema de inovação de Mato Grosso, tendo a Unemat como instituição protagonista. “Não se trata apenas de um investimento robusto, mas sim do reconhecimento da nossa capacidade técnica para gerar pesquisa de ponta e desenvolver talentos em uma área crítica como a computação de alto desempenho aplicada a dados ambientais”, conta Selleri.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Aprovados em segunda chamada para os cursos na modalidade distância da Unemat devem se matricular entre os dias 6 a 8 de janeiro
- Unemat oferta vagas para três especializações, seis mestrados e cinco doutorados
- Novo olhar: extensão e cultura entram no currículo de todos os cursos da Unemat
- Unemat investe em tecnologia e assegura internet estável em todos os câmpus
- Preparando para o futuro, Unemat investe R$ 20 milhões em infraestrutura em 2025
- Unemat implementa nova Normatização Acadêmica e atinge recorde de bolsas na graduação
- Internacionalização da Unemat vai da sala de aula ao "Cinturão do Milho"
- Unemat investe em tecnologia e assegura internet estável em todos os câmpus