TECNOLOGIA

Acadêmicos da Unemat avançam para fase nacional de competição da Huawei

Competidores das trilhas de Computing e Cloud se classificam para etapa brasileira de torneio internacional de tecnologia

Por Nataniel Zanferrari
05/02/2026

Seis acadêmicos da Unemat garantiram classificação para a fase nacional da Huawei ICT Competition 2025/2026 (Foto: Divulgação Aginov)

Seis acadêmicos da Unemat garantiram classificação para a fase nacional da Huawei ICT Competition 2025/2026 nas categorias Computing Track (Trilha de Computação) e Cloud Track (Trilha de Computação em Nuvem). Esta etapa da competição foi on-line

O professor Bruno Ormonde (à esquerda) orientou os alunos (da esquerda para direita) Lucas da Silva Gonçalves, Maria Eduarda Batista Vailante e Leonardo Ribeiro, classificado na categoria Cloud

Os alunos Leonardo Ribeiro, Lucas da Silva Gonçalves e Maria Eduarda Batista Vailante, sob orientação do professor Bruno Ormonde, obtiveram aprovação na categoria Cloud, mantendo a tradição de presença na fase nacional da competição desde 2022. A Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual do Ceará e o Instituto Federal da Paraíba também foram aprovados nesta categoria.

Já na categoria Computing, os alunos Gabriel Oliveira, Léo Walker da Silva e Melissa Rodrigues superaram as etapas iniciais do certame, que avalia competências em infraestrutura de tecnologia da informação e soluções tecnológicas. O trio foi orientado pelo profissional técnico e professor Marlon Vinícius. Os demais aprovados foram a Universidade Estadual do Ceará e os institutos federais da Bahia e da Paraíba .

Já na categoria Computing, o professor Marlon Vinícius (à esquerda) orientou os alunos Léo Walker da Silva (centro), Gabriel Oliveira (direita) e Melissa Rodrigues

A seletiva exige conhecimentos técnicos em computação, arquitetura de nuvem, segurança cibernética e elasticidade de recursos. Na categoria Cloud, os participantes foram testados em escalabilidade e gestão de ambientes computacionais, competências alinhadas às demandas atuais do mercado global de tecnologia. O resultado coloca os estudantes da instituição entre os principais nomes do país no setor de tecnologia da informação e comunicação.

A Huawei ICT Competition é uma das maiores competições estudantis de tecnologia do mundo. O desempenho da Unemat reflete o trabalho de orientação e mentoria desenvolvido pelo corpo docente junto aos alunos. A etapa nacional reunirá os melhores classificados de instituições de ensino superior de todo o Brasil para definir os representantes que seguirão na disputa internacional.

O diretor da Agência de Inovação da Unemat, Fernando Selleri, ressalta que a participação em programas como este permite que a comunidade acadêmica, especialmente da área de tecnologia, se atualize em desafios e tecnologias atuais do mundo do trabalho, além de toda a vivência em equipe e intercâmbio de conhecimento com outras culturas. “Este resultado reforça a qualidade da formação oferecida pela Unemat, o empenho dos estudantes e o trabalho de orientação e mentoria realizado pelos professores, além de marcar mais uma temporada de destaque: desde 2022, a Universidade não fica fora da competição”, disse Selleri.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!