Estrangeiros podem se inscrever para intercâmbio internacional com bolsa na Unemat
Interessados podem se inscrever até dia 13 de julho em seis doutorados da Instituição
Por Nataniel Zanferrari
26/06/2025

Estrangeiros podem se inscrever para intercâmbio internacional com bolsa na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em ação promovida pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB)
Os interessados podem se inscrever na quarta edição do Programa GCUB de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob) até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 13 de julho.
O início das atividades está previsto para 2026. Ao todo, a Unemat oferta sete vagas com bolsa: o doutorado em Estudos Literários com duas bolsas e os doutorados em Ecologia e Conservação, em Educação, em Ensino de Ciência e Matemática, em Geografia e em Letras com uma bolsa cada.
Os programas de pós-graduação stricto sensu da Unemat aceitam candidatos que falem alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português.
RECOMENDAÇÕES
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unemat recomenda aos candidatos realizarem a inscrição antes do último dia, devido a possíveis sobrecargas do sistema de inscrições. São indicados os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Apple Safari.
DÚVIDAS
Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail gcub.mob@gcub.org.br
GCUB-MOB
Com os objetivos de promover a internacionalização universitária, contribuir para a formação de estudantes de alto rendimento e fortalecer a cooperação acadêmica entre instituições brasileiras e estrangeiras, o Programa é promovido pelo GCUB com o apoio do Instituto Guimarães Rosa (IGR) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Organização de Cooperação do Sul (OSC), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Agência Universitária da Francofonia (AUF), a União de Universidades da América Latina e do Caribe (Udualc) e o Conselho Superior Universitário Centro-Americano (Csuca)
VAGAS OFERTADAS
Programas de pós-graduação da Unemat com vagas ofertadas com bolsa para doutorado em 2026
Barra do Bugres:
Ensino de Ciência e Matemática (PPGECM): 1 bolsa
Cáceres:
Educação (PPGEdu): 1 bolsa
Geografia (PPGGeo): 1 bolsa
Nova Xavantina:
Ecologia e Conservação (PPGEC): 1 bolsa
Sinop:
Letras (PPGLetras): 1 bolsa
Tangará da Serra:
Estudos Literários (PPGel): 2 bolsas
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat divulga 4ª chamada do SiSU; matrículas vão de 1º a 4 de julho
- Projeto paralímpico da Unemat é exemplo de inclusão durante audiência da ALMT
- Unemat participa do 1º Encontro de Gestores de Instituições de Inovação Tecnológica
- Declaração Anual de Bens e Valores para servidores efetivos e contratados deve ser realizada até segunda (30)
- Unemat divulga resultado preliminar da eleição de alunos e técnicos para conselhos
- Egressos, ex-alunos e ex-servidores da Unemat terão contas de e-mail desativadas
- Unemat promove aula inaugural do curso de Administração em Campo Verde
- Declaração Anual de Bens e Valores para servidores efetivos e contratados deve ser realizada até segunda (30)