DIA DOS POVOS INDÍGENAS

Unemat é pioneira em políticas de ingresso para estudantes indígenas

Por Danielle Tavares
19/04/2024

(Foto: Deivid Fontes)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é a primeira instituição pública a colocar em prática a política de reserva de vagas para estudantes indígenas, em todos os seus cursos de graduação de entrada regular.

Em 2016, antes mesmo de ser uma política adotada em nível federal ou estadual, a Unemat incluiu na sua resolução de Ações Afirmativas para o ingresso no Ensino Superior a reserva de 5% das vagas, de todos os curso de graduação, para estudantes Indígenas.

A ação vem trazendo resultados concretos, nos diferentes câmpus da Universidade espalhados pelo estado. Somente no primeiro semestre deste ano, oito indígenas se formaram nos cursos de Direito, Agronomia, Ciências Contábeis, Teatro e Gestão Pública.

“A colação de grau é um momento festivo e de celebração de uma conquista, não apenas para os egressos e suas famílias, mas para as comunidades indígenas, visto que a formação em diferentes áreas de conhecimento possibilita dar amplitude às lutas e as causas dos povos indígenas”, destacou a reitora Vera Maquêa.

Foto: Deivid Fontes (Arquivo Daci).


Em 2024, referente ao semestre letivo 2023/2, foram realizadas colações de grau para os seguintes indígenas:

Barra do Bugres: Daiane dos Santos Ferreira (Direito);

Colíder: Edilza Karo Munduruku (Agronomia);

Sinop: Hélen Cristiane Pereira Ortiz Ferreira e Wassayu Kitsapá Ikpeng (Ciências Contábeis);

Cuiabá / Câmpus Médio Araguaia: Rosália Raquel Alves de Arruda Dias, etnia Guató (Teatro) e Vania da Silva Lara, Chiquitana (Gestão Pública);

Cáceres: Jackson Wakzemy Rikbakta (Direito);

Alta Floresta: Diego Fernando Paleci, da etnia Apiaká-Kayabi (Direito).

EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA NA UNEMAT: Além da reserva de vagas, a Unemat é pioneira também na oferta de cursos diferenciados e exclusivos para a formação em nível de graduação e pós-graduação das diferentes etnias do estado, por meio da Faculdade Intercultural Indígena.

A Pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria da Silva, lembrou que a Unemat tem uma forte história relativa às políticas de ações afirmativas para os povos indígenas. “Nos últimos 20 anos, a Unemat se constituiu como referência de Educação Superior para uma formação de qualidade aos indígenas, tanto nos cursos ofertados pela Faindi, exclusivamente para os povos indígenas, quanto nos demais cursos de entrada contínua e diferenciada através da reserva de vagas”.

SAIBA MAIS: A Resolução nº 071/2016 (Conepe) altera e institui a Política de Ações Afirmativas da Universidade do Estado de Mato Grosso. A partir desta resolução foi instituída a cotas para estudantes indígenas na Unemat. Para conhecer: clique aqui

 

 

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!