TECNOLOGIA

Unemat melhora conectividade com aumento de internet e tecnologia via satélite Starlink

Por Nataniel Zanferrari
16/12/2025

(Foto: Banco de Imagens Freepik)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) concluiu um avanço significativo em sua infraestrutura de tecnologia da informação: a expansão da capacidade de internet em seus câmpus universitários e a implantação estratégica de antenas Starlink para internet via satélite.

De acordo com a Tecnologia da Informação da Unemat (TIU), as medidas visam garantir uma conectividade robusta, rápida e, sobretudo, ininterrupta para toda a comunidade acadêmica. Com essa iniciativa, a Unemat responde a uma demanda crescente por maior largura de banda, impulsionada pelo aumento de atividades de pesquisa, que exigem grande volume de dados, a expansão do ensino híbrido e o uso intensivo de plataformas digitais no cotidiano universitário. Com o aumento da capacidade de internet assegurando que o tráfego de dados interno e externo possa ser gerenciado com muito mais eficiência, tarefas essenciais como o acesso a periódicos científicos, a realização de videoconferências de alta definição e a utilização dos sistemas acadêmicos passam a ocorrer sem lentidão.

O diferencial desta nova fase é a introdução da tecnologia de internet via satélite Starlink nos câmpus. “Essa redundância é crucial para manter serviços disponíveis para a comunidade acadêmica, haja vista que todos nossos sistemas estão operando em nuvem, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana”, explica o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães.

O uso de antenas de órbita baixa da Starlink oferece altas velocidades, ideal para a transmissão de dados em tempo real, eliminando problemas de interrupção causados por falhas na rede terrestre ou condições climáticas adversas.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!