11/06/2021 11:21:31
por Hemília Maia

A campanha Multiplique! Doe Sangue! arrecadou, nesta quinta-feira (10.06), em Nova Mutum, 104 bolsas de sangue com o objetivo de ajudar abastecer os bancos de sangue dos hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. A ação foi realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Nova Mutum, em parceria com o Ama Centro Médico Laboratorial e o Instituto de Hematologia do Centro Oeste (IHEMCO), localizado em Cuiabá.

A coleta de sangue foi realizada no câmpus com todos os protocolos de biossegurança e cuidados sanitários exigidos, inclusive contra a Covid-19. A coleta de sangue e a triagem para o descarte de contaminantes coube ao Instituto IHEMCO.

A biomédica do Ama e coordenadora da ação, Anahy Gabriela Pasa, disse que as bolsas arrecadadas poderão ser utilizadas para salvar a vida de até 416 pessoas.

Os gestores da Unemat em Nova Mutum, professor Agilson Poquivique e Gicela Nicoletti, ressaltaram a importância da parceria da Ama e do IHEMCO  com a Universidade no desenvolvimento dessa ação de contribuição direta com a sociedade, assim como agradeceram a população de Nova Mutum e os técnicos da Unemat que abraçaram a causa ao doarem sangue.