Unemat pede apoio ao Legislativo Mutuense em defesa da autonomia financeira da universidade

Créditos: Câmara de Vereadores de Nova Mutum.

A Casa assegurou apoio para ajudar a universidade, que por meio de liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou de ter o vínculo constitucional que garantia 2,5% da Receita Corrente Líquida do estado.

Representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), do campus de Nova Mutum, estiveram reunidos com parlamentares municipais, pedindo apoio do Legislativo Mutuense para garantir a autonomia financeira da instituição. Participaram da reunião o presidente da Casa, vereador Altair Albuquerque, o vice-presidente, vereador Cristiano Bicô, o primeiro-secretário, vereador Alexandre Tavares e os vereadores Airton Pessi (Quick), Lucas Badan, José da Paixão, Osmar Isoton e Romeu Belém.

A diretora do Campus, Dra. Roberta Leal Raye Cargnin, apresentou um balanço do período das atividades desde 2014, justificando o receio e as dificuldades depois da liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que deixou a universidade sem o vínculo constitucional que garantia 2,5% da Receita Corrente Líquida do estado.

“Sem essa garantia o orçamento precisa ser negociado na Assembleia, desta forma, não sabemos como ficará para dar continuidade aos projetos. Quando você conhece o valor, consegue estabelecer as prioridades”, justificou a diretora.

O presidente Altair garantiu, em nome de todos os vereadores, que a instituição pode contar com Casa nesta causa e que será emitida carta de apoio ao Governo de MT, falando da importância da Unemat para Nova Mutum e para todo Estado.

Somos todos Unemat! Posso assegurar, em nome de todos os vereadores, que a universidade terá todo o apoio do Legislativo Municipal em defesa de sua autonomia financeira. Reafirmo ainda nossa parceria, para trabalhar ações em conjunto ajudando a fomentar, principalmente, a cultura empreendedora e tecnológica afirmou Altair.

2020-02-21T09:50:32+00:0021/02/2020|Notícias|