17/03/2021 12:51:16
por Assessoria de Comunicação

Sensibilizado com o desafio do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), o professor Francisco Lledo, assessor de Políticas Externas da Reitoria, representante da Unemat, colocou à disposição do PERS a instituição, conforme lhe recomendou o reitor Rodrigo Zanin. A decisão foi divulgada durante a reunião realizada no dia 26, no ciclo de reuniões preliminares que prepara o PERS para autenticação, em abril nas regiões.

“A partir da reunião, nós que somos parte do Estado aceitamos o convite feito pela Sema e estamos colocando à disposição do Plano toda a estrutura da Universidade”, disse o professor Lledo. A importância da participação da Unemat, que já vem contribuindo nas discussões do plano por meio de ações individuais é a capilaridade que o PERS pode alcançar nos 13 câmpus da Unemat, além dos câmpus avançados e núcleos pedagógicos.

Sociedade tem 15 dias para aperfeiçoar o PERS

Até dia 31 de março as contribuições para o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) estarão sendo recebidas pela Equipe da UFMT, que em parceria com a SEMA está elaborando o Plano. Nestes dias estão sendo esperadas as contribuições dos segmentos que atuam nas diferentes atividades geradoras lou de reciclagem de resíduos. O prazo foi instituído no início do mês de março quando os envolvidos com os resíduos tiveram reuniões com a UFMT e a SEMA que apresentaram a cada segmento o Panorama dos Resíduos no Estado por meio de reuniões temáticas.

As contribuições estão sendo coletadas por meio de questionários disponíveis em persmt.setec.ufmt.br que englobam cada um dos segmentos ligados a geração/reciclagem. Além de questões sobre Aspectos Sociais: Perfil de Associações e Cooperativas de Catadores também abrangem Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos Sólidos na Indústria,  Resíduos Sólidos na Saúde,  Resíduos Sólidos da Mineração, Resíduos Sólidos de Logística, Resíduos Sólidos no Transporte, Resíduos Sólidos na Construção, Resíduos Sólidos no Saneamento, Resíduos Agrossilvopastoris geral  e particularizado em Pecuária – Indústria -Agroindústria Associada ao Estado e Resíduos Sólidos do setor Madeireiro.

O Panorama dos Resíduos Sólidos é um documento que retrata por meio de pesquisa, 13 webinares, discussões internas, a participação dos segmentos ligados às tipologias dos resíduos e serviu de orientação para a primeira etapa. Apresentado a mais de 500 pessoas envolvidas com as atividades nas reuniões, serviu para coletar dados e discutir particularidade de cada segmento, além de disponibilizar os questionários para o aprimoramento do plano. O próximo passo, de 31 de março a 12 de abril será o arremate do plano e as discussões para validação nas 5 regiões intermediarias que contemplam os 141 municípios do Estado: Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop.