Defesa de mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas consolida parceria entre Unemat e Timor-Leste
Trabalho de Ligorio de Jesus Ximenes representa avanço científico e consolida fortalece cooperação internacional com o país asiático
Por Nataniel Zanferrari
25/10/2025
Na próxima sexta-feira (31), ocorre a primeira defesa de mestrado de um estudante timorense na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Ligorio de Jesus Ximenes, natural de Timor-Leste, defende a dissertação ‘Fingerprint molecular na identificação de clones de teca com potencial para proteção de cultivares’ pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PGMP). A defesa tanto representa um avanço científico na área do melhoramento genético vegetal quanto consolida as ações de internacionalização desenvolvidas pela Universidade.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Ignácio, destaca que o momento reflete o compromisso da instituição com a formação de pesquisadores em nível global. “A cooperação internacional é um forte marco atual na Unemat. Buscamos alavancar parcerias para o desenvolvimento de estudos e projetos de pesquisa, bem como para a formação de recursos humanos qualificados a nível de mestrado e doutorado, tanto para atuação no nosso Estado, quanto contribuindo com a formação de mestres e doutores para outros países ao redor do mundo”, afirma Áurea.
Atualmente, a Unemat conta com 29 alunos estrangeiros matriculados em seus programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 10 deles provenientes de Timor-Leste. Para a pró-reitora, a defesa de Ligorio “mostra que a parceria internacional é possível e frutífera, garantindo formação de alto nível e o retorno ao país de origem com conhecimento científico capaz de fortalecer as pesquisas locais”.
A pesquisa foi orientada pela professora Leonarda Grillo Neves, pesquisadora referência na área de melhoramento genético da teca, que ressalta que o trabalho desenvolvido representa um salto técnico e científico na cultura da teca. “Esse estudo é um avanço gigantesco na cultura da teca, uma madeira de valor agregado internacionalmente reconhecido. Com este trabalho do Ligório, as cultivares registradas terão rastreabilidade do material genético do produto brasileiro”, explica Leonarda.
Leonarda também destacou o aspecto humano da parceria entre Brasil e Timor-Leste e o carisma, espírito de equipe e dedicação à educação de Ligório. “Os desafios eram bastante grandes e ele respondeu todos à altura. Demonstrou um constante compromisso com a melhoria acadêmica, com o trabalho em equipe, com a melhoria da rotina do laboratório, com o desenvolvimento do setor educacional em Timor-Leste. Tudo isto sempre esteve para ele como uma prioridade, ele voltar com o conhecimento mais amplificado, e isto nos motiva a ter mais parcerias internacionais, porque a troca que é feita, porque não é uma via de mão única, nunca é, sempre é uma troca”, conta a orientadora. “Eu espero que seja a primeira de muitas, porque valeu muito a pena”, conclui Leonarda.
A defesa de Ligorio de Jesus Ximenes reforça o papel da UNEMAT como instituição pública comprometida com a internacionalização do ensino superior, a formação de pesquisadores qualificados e a produção científica voltada ao desenvolvimento sustentável e social.
A banca examinadora será composta pela orientadora Leonarda Grillo Neves e pelos professores Antonio André da Silva Alencar, Antonio Marcos Chimello e Maria do Socorro Bezerra de Araújo, da Unemat, e Cláudia Pombo Sudré, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
A sessão será remota e poderá ser assistida clicando aqui.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Em busca de equidade, Unemat inicia MBA inédito para formação de lideranças femininas
- Unemat oferta vagas para três especializações, cinco mestrados e quatro doutorados
- Atleta da Unemat fatura Prata e Bronze no Sul-Americano de Parabadminton
- Unemat abre edital para manutenção e reparos de equipamentos dos centros de ensino, pesquisa e extensão
- Cinco projetos da Unemat conquistam mais de R$ 600 mil em recursos da Chamada Universal do CNPq
- Unemat aprova três projetos no Edital Pró-Amazônia e conquista destaque nacional e R$ 1,3 mi de recursos
- Aplicação de provas bate recorde de tranquilidade com menor índice de eliminações
- Vestibular Unemat 2026/1 tem índice de presença superior a 86%
- Unemat abre edital para manutenção e reparos de equipamentos dos centros de ensino, pesquisa e extensão